Skip to content

Prognósticos Futebol - 20 Novembro 2020

• Oleiros vs Gil Vicente - Portugal (14h30) - Gil Vicente

• Medjimurje vs Bijelo Brdo - Croácia (16h00) - Empate

• Radnik vs Macva - Sérvia (16h00) - Radnik

• Al Ahli vs Al Ramtha - Jordânia (16h30) - Al Ramtha

• Viborg vs Hobro - Dinamarca (17h00) - Viborg

• Feirense vs Amora - Portugal (17h30) - Feirense

• Excelsior vs Jong AZ - Países Baixos (17h45) - Excelsior

• Rennes vs Bordeaux - França (18h00) - Rennes

Aposte na 22Bet que as odds são elevadas e os pagamentos rápidos e seguros.

Prognósticos Futebol - 19 Novembro 2020

• Rapid Bucuresti vs U. Cluj - Roménia (18h30) - Empate

• Huachipato vs Deportes Iquique - Chile (19h15) - Huachipato

• El Nacional vs U. Catolica - Equador (19h30) - U. Catolica

• Pereira vs Ind. Medellin - Colômbia (20h00) - Empate

• Graafschap vs Cambuur - Países Baixos (20h00) - Cambuur

• Alianza Huanuco vs AD Cantolao - Peru (20h00) - Alianza Huanuco

• U. San Martin vs Cajamarca - Peru (20h30) - Cajamarca

• Limon vs Herediano - Costa Rica (21h00) - Empate

Aposte na 22Bet que as odds são mais altas e os pagamentos rápidos e seguros.

O primeiro WC do mundo foi usado por Isabel I de Inglaterra

Como poeta amador, John Harington não tinha êxito, mas quando se tornou inventor e concebeu o primeiro WC do mundo ganhou os favores da realeza.

Afilhado de Isabel I de Inglaterra, fora banido da corte por ter feito circular uma história escabrosa. Durante o seu exílio – que se verificou entre os anos de 1584 e 1591 – construiu uma casa em Kelston, perto de Bath, onde instalou a primeira sanita com autoclismo, a que chamou Ajax.

Finalmente, a Rainha-Virgem perdoou-lhe, e em 1592 visitou Kelston. Tendo experimentado a invenção, esta agradou-lhe e encomendou uma.

Harington escreveu um livro sobre o seu water closet, descrevendo o recipiente com uma abertura no fundo fechada por uma válvula revestida de couro.

Um sistema de manivela, alavancas e contrapesos fazia a água correr de uma cisterna e abrir a válvula.

Mas o público não partilhou do entusiasmo de Isabel. Preferia os bacios, frequentemente despejados das janelas para a rua. Em França e em Portugal eram, respetivamente, habituais os gritos «Gardez I'eau!» e «Lá vai água!», antes de se proceder ao derramamento do seu conteúdo sobre as vias públicas.

Só em 1775 foi registada a patente de uma retrete munida de autoclismo, concebida pelo londrino Alexander Cummings e que apresentava semelhanças com o Ajax de Harington.

Mas a água escorria através da válvula primitiva de Cummings. Só em 1777 a noção de uma válvula esférica ocorreu a um tal Samuel Prosser.

O desenvolvimento da técnica do WC recebeu grande incremento do Parlamento em 1848, quando uma lei de saúde pública determinou que todas as casas construídas a partir de então deveriam possuir «um WC, retrete ou sanita».

Sidewinder: o domínio do fogo

O projétil, denominado sidewinder, criado para a Marinha norte-americana, possui um sistema de detecção tão sensível que é capaz de descobrir e atingir, a uma distância de 100 metros, um cigarro aceso. No entanto, esses dispositivos destruidores desempenham atualmente um novo papel, de natureza mais pacífica – e destinado a salvar vidas.

A tecnologia adotou com êxito o invento para descobrir e combater incêndios incipientes, antes que estes atinjam proporções catastróficas. Um novo dispositivo, que um bombeiro pode segurar na mão, é capaz de detectar focos de incêndio ocultos por detrás de paredes, indicando com precisão a fonte do perigo e onde atravessar a parede de modo a sufocar imediatamente o incêndio.

Carro a vapor com a forma de um cavalo

Quando apareceram em São Francisco (Estados Unidos da América) os primeiros veículos a vapor, cerca de 1870, os cavalos espantavam-se perante esses monstros resfolegantes. Durante algum tempo reinou o caos nas ruas da cidade, pois as carruagens puxadas a cavalos desviavam-se desordenadamente em todas as direções sempre que um desses veículos aparecia.

A solução foi encontrada por um inventor, de nome S. R. Mathewson, que construiu um carro a vapor com a forma de um cavalo, que podia deslocar-se a 12 km/h. A locomotiva, patenteada em 1876, era a gás, pelo que não expelia o fumo que assustava os cavalos. Aparentemente a ideia resultou e a ordem foi restabelecida.

Dracone: a serpente flutuante

A serpente flutuante é uma barcaça flexível – uma alternativa para substituir navios-tanques. Foi inventada em 1956 por um cientista inglês, W. R. Hawthorne, que lhe chamou Dracone – palavra grega que significa serpente. A enorme embarcação, de borracha resistente, podia ser cheia de petróleo e rebocada por um navio-tanque, imediatamente abaixo da superfície da água.

A ideia foi mais tarde adaptada num processo de transporte de água potável até às ilhas gregas mais distantes. Porém, como transportador de petróleo, o Dracone foi abandonado, por oferecer dois inconvenientes: só podia ser rebocado a uma velocidade muito baixa e, frágil como era, não podia transportar grandes quantidades – além do risco de poluição que se verificaria se rebentasse.

Prognósticos Futebol - 18 Novembro 2020

• Cazaquistão vs Lituânia - Liga das Nações (15h) - Cazaquistão

• Geórgia vs Estónia - Liga das Nações (17h) - Geórgia

• Aucas vs Ind. del Valle - Equador (17h15) - Aucas

• Bélgica vs Dinamarca - Liga das Nações (19h45) - Bélgica

• Irlanda vs Bulgária - Liga das Nações (19h45) - Irlanda

• País de Gales vs Finlândia - Liga das Nações (19h45) - País de Gales

• Sérvia vs Rússia - Liga das Nações (19h45) - Empate

• Cobresal vs La Serena - Chile (20h) - Cobresal

Aposte na 22Bet que as odds são mais altas e os pagamentos rápidos e seguros.

Henry Bessemer e o navio contra o enjoo

Sir Henry Bessemer, inventor de um processo revolucionário de fabrico de aço, que viajava permanentemente entre a Inglaterra e o continente, sofria constantemente de enjoo durante as travessias. Por esse motivo projetou um salão oscilante que, com o auxílio de um arquiteto naval, R. J. Reed, foi incorporado num novo navio para a travessia do canal, o Bessemer.

O salão, situado a meio do navio, oscilava sobre um eixo fixo central e deveria manter-se sempre num plano horizontal, independentemente dos movimentos do navio. Não obstante, no alto mar oscilava tão violentamente que os passageiros no salão enjoavam mais do que aqueles que se encontravam na coberta superior.

Sir Henry introduziu então no salão um travão hidráulico, acionado manualmente por um homem que se sentava em frente de um nível de bolha de ar. Sempre que se verificassem balanços no navio, o homem devia controlar o movimento do salão. O resultado revelou-se ainda mais desastroso. Finalmente, o salão foi colocado numa posição fixa e o navio utilizado como qualquer embarcação convencional.

Lamentavelmente, tornava-se impossível dirigi-lo convenientemente. Na sua primeira viagem colidiu com o molhe em Calais, o mesmo acontecendo quando do regresso a Dover. Sir Henry vendeu-o para sucata, e o salão foi instalado no Colégio de Horticultura, em Hextable, no condado de Kent, onde foi finalmente destruído por uma bomba alemã durante a II Guerra Mundial.

Prognósticos Futebol - 17 Novembro 2020

• Serra Leoa vs Nigéria - Taça das Nações Africanas (16h) - Nigéria

• Arábia Saudita vs Jamaica - Amigável Internacional (16h30) - Arábia Saudita

• Croácia vs Portugal - Liga das Nações (19h45) - Portugal

• Espanha vs Alemanha - Liga das Nações (19h45) - Empate

• França vs Suécia - Liga das Nações (19h45) - França

• Suíça vs Ucrânia - Liga das Nações (19h45) - Empate

• Luxemburgo vs Azerbaijão - Liga das Nações (19h45) - Luxemburgo

• Montenegro vs Chipre - Liga das Nações (19h45) - Montenegro

Aposte na 22Bet que as odds são mais altas e os pagamentos rápidos e seguros.

O tanque Rato: vítima da sua corpulência

O mais pesado tanque jamais construído, com quase 6 metros de altura e uma blindagem frontal de 30 centímetros de espessura, pesava 180 toneladas. Tendo por nome de código o Rato, apareceu pela primeira vez em 1944, depois da derrota sofrida pelas divisões de tanques do Exército Alemão na frente russa.

Ante a possibilidade de competir com o considerável número de tanques russos que se opunham às suas forças, e que a enorme produção das fábricas soviéticas aumentava diariamente, Hitler ordenou ao Dr. Porsche – que projetara o pequeno Volkswagen – que criasse um couraçado terrestre, um tanque cuja proteção blindada maciça o tornasse invulnerável e que causasse um impacto maior do que qualquer tanque inimigo.

A fim de satisfazer estes objetivos, o Rato estava equipado com um motor Diesel de 1500 cv, accionando um gerador elétrico que fornecia energia a dois motores montados nos cubos das gigantescas lagartas do monstro.

Com a escotilha fechada, o Rato era totalmente à prova de água. Podia atravessar um rio de 12 metros de profundidade com o motor Diesel desligado, sendo os seus motores elétricos alimentados por um cabo ligado a outro tanque na margem. Uma vez atravessado o rio, invertiam-se os papéis, a fim de que o segundo tanque pudesse também efetuar a travessia.

Este engenho foi, porém, vítima do seu tamanho e peso. A sua velocidade máxima era apenas de 19 km/h. e quando percorria as estradas, durante as experiências, a vibração que provocava fez fender fundações, esmagou pavimentos e quebrou vidros de janelas em todas as cidades e vilas que atravessou.

Embora cada um dos seus rastos tivesse 90 centímetros de largura, a pressão exercida sobre eles era tal que o tanque se afundava em qualquer solo de consistência menos firme que terra bem seca. Devido a estes condicionalismos, o projeto foi, finalmente, abandonado.