Skip to content

Igreja de São Bartolomeu da Charneca

A igreja matriz de São Bartolomeu da Charneca é uma construção de 1685, restaurada em 1725 e objeto de grandes modificações em meados do século XX.

A frontaria é constituída por três corpos, separados por cunhais, sendo o da esquerda mais baixo, rematado por esferas de pedra e com cúpula de arco abatido. O portal é encimado por um janelão retangular de linhas simples. A capela-mor é iluminada por duas janelas, com tribunas e teto de abóbada estucada e pintada.

De salientar dois painéis de azulejo representando São Paulo e São Jerónimo e, na sacristia, uma bonita imagem da Virgem com o Menino, o excelente trabalho de talha, estofada e dourada, e duas pinturas em tábua, provavelmente quinhentistas.

No transepto e na capela lateral do lado do Evangelho encontram-se diversas sepulturas. O padroeiro é festejado em junho.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options