Skip to content

Palácio Nacional da Ajuda

Edificado entre os séculos XVIII e XIX, o sumptuoso Palácio Nacional da Ajuda serviu, durante dezenas de anos, como residência da família real. Trata-se de um exemplar de arquitetura neoclássica, organizado em torno de um pátio quadrangular e cuja fachada principal apresenta três corpos.

No interior, há a destacar uma importante coleção de artes decorativas. Entre as inúmeras dependências, no primeiro piso, merecem referência a Sala dos Archeiros, a Sala do Porteiro da Cana e a Sala da Espera ou da Audiência.

No segundo andar, entre outras, registe-se a Sala Oriental (dotada de mobiliário e adereços oriundos do Japão e da China), a Sala Império, a Sala dos Gobelins (com várias tapeçarias executadas segundo cartões de Audran, de 1782), a Sala do Trono e ainda a Sala de D. João VI e a Sala da Aclamação ou da Tocha. Está classificado como monumento nacional desde 1959.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options