Skip to content

Nise da Silveira é homenageada com um Google Doodle

O Google Doodle deste sábado, dia 15 de fevereiro, comemora a psiquiatra brasileira visionária Nise da Silveira (1905-1999) no 115.º aniversário do seu nascimento. Uma das poucas mulheres em medicina no seu tempo, ela desafiou com ousadia as práticas psiquiátricas estabelecidas, sendo pioneira numa abordagem mais humana do atendimento ao paciente.

Nascida em 1905, na cidade de Maceió, formou-se em medicina em 1926, com apenas 21 anos, sendo a única mulher na sua classe. Quando Nise da Silveira começou a trabalhar num centro psiquiátrico nacional em 1933, ficou desanimada com os duros procedimentos médicos que os médicos usavam para tratar doenças mentais, como a esquizofrenia.

Desafiando bravamente as práticas estabelecidas, Nise começou a estudar e advogar por tratamentos de reabilitação mais compassivos. Ela desenvolveu oficinas de arte para os pacientes expressarem o funcionamento interno de suas mentes através da pintura e escultura, e mais tarde tornou-se uma das primeiras a incorporar animais na sua prática como "co-terapeutas". A nova abordagem de Da Silveira mostrou-se altamente bem-sucedida na reabilitação de seus pacientes, abrindo caminho para uma maneira totalmente nova de pensar sobre o atendimento psiquiátrico.

O Museu de Imagens do Inconsciente de Da Silveira ("Imagens do Museu do Inconsciente") permanece aberto até hoje, mantendo uma coleção de mais de 350 mil peças de obras de arte criadas por pacientes. O seu trabalho inspirou inúmeros outros, levando ao estabelecimento de instituições terapêuticas no Brasil e no mundo.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Form options