Skip to content

Dilhan Eryurt (1926-2012)

Nasceu em Izmir, em 1926. Ao terminar os seus estudos no instituto feminino de Ancara, Dilhan Eryurt matriculou-se no departamento de matemática e astronomia da Universidade de Istambul. Começou a trabalhar como assistente na Universidade de Ancara e, em 1953, completou o seu doutorado em Astrofísica.

Depois foi para a Agência Internacional de Energia Atómica em 1959. Depois disso, começou a trabalhar no Goddard Space Flight Center da NASA, onde trabalhou na área da história solar juntamente com o professor Cameron.

Eryurt teve importantes contribuições para a ciência através do seu trabalho na história solar. Em 1969, recebeu o Prémio Apollo por suas realizações. Organizou o primeiro Congresso Nacional de Astronomia na Turquia. Ela trabalhou na NASA entre 1969 e 1973.

Em 1973, Eryurt retorna à Turquia, onde fundou a divisão de Astrofísica no Departamento de Física da Universidade Técnica do Médio Oriente. Em 1977, recebeu o prémio de ciência TÜBİTAK.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options