Skip to content

O futuro pode influenciar o presente?

Sabemos que o nosso presente é o resultado de decisões que tomamos no passado, mas será que as nossas decisões futuras também podem influenciar o nosso presente? Esta ideia pode parecer estranha, mas muitos cientistas estão a considerá-la seriamente.

Já sabemos que o futuro existe, dado que a Teoria da Relatividade afirma que todo o tempo já existe agora no tecido do espaço-tempo, mas afirmar que o futuro pode alterar o presente é uma afirmação ainda mais radical. No entanto, isso pode explicar a Incerteza de Heisenberg, que dita que as partículas quânticas podem estar em muitos lugares ao mesmo tempo.

Como o futuro já existe, a loucura do mundo quântico deve-se apenas ao facto de os estados de movimento entre os estados inicial e final não poderem ser medidos rigorosamente, mas o importante é que o movimento das partículas quânticas têm um estado final já definido.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options