Kjetil Andre Aamodt
Esquiador norueguês. Foi o primeiro esquiador alpino na história dos Jogos Olímpicos a conquistar sete medalhas. Durante mais de uma década, foi uma das grandes figuras dos Jogos de Inverno.
A sua fantástica história começou no ano de 1992, em Albertville, onde se tornou o primeiro especialista do seu país a conquistar o ouro no espaço de 40 anos. Esse triunfo foi extraordinário, pois dois meses antes da competição Aamodt foi internado, por sofrer de mononucleose. Perdeu mais de 10 quilos e saiu do tratamento bastante debilitado, mas regressou, de imediato, aos treinos.
Nesses mesmos Jogos, para além do triunfo no slalom super-gigante, também conquistou a medalha de bronze no gigante. Dois anos depois, em Lillehammer, conquistou três medalhas, sendo duas de prata e uma de bronze.
O regresso aos sucessos ocorreu oito anos mais tarde. Em Salte Lake City, nos Jogos de 2002, alcançou o sucesso no combinado alpino e no super-gigante. Aamodt tornou-se o primeiro desportista a ganhar sete medalhas no esqui alpino.
Comentários
Exibir comentários como Sequencial | Discussão