Skip to content

As tatuagens podem ser eliminadas?

Porque os pigmentos usados nas tatuagens são sempre injetados profundamente na pele, é difícil retirá-los sem deixar cicatrizes visíveis. Para tatuagens pequenas, foram recentemente criados processos que deixam cicatrizes menos inestéticas do que as resultantes da dermabrasão, outrora o método mais vulgarizado.

Atualmente, as formas mais comuns para tratar as tatuagens extensas são as chamadas «dermabrasão superficial» e «salabrasão». Na primeira, apenas é lixada uma camada muito delgada da pele para provocar primeiro irritação e depois inflamação.

A salabrasão – processo que consiste em esfregar a área tatuada com sal de mesa até irritar a pele – funciona praticamente do mesmo modo; mas, embora pareça simples, esta técnica só deve ser aplicada por um médico especializado.

Atualmente, muitos cirurgiões plásticos preferem o método que consiste na cobertura da tatuagem por um enxerto de pele, método utilizado especialmente nos casos de tatuagens artísticas complicadas em que os pigmentos são injetados muito profundamente na pele.

Para a remoção de tatuagens, pode também empregar-se o raio laser, que, apontado à tatuagem, vaporiza as partículas do pigmento. No entanto, ainda não foi descoberto um método que garanta ausência de cicatrizes, bem como de risco de infeções.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options