Skip to content

Imperador Gungunhana

Gungunhana (1839-1906) foi imperador dos vátuas, em Moçambique. Nascido em Gaza começou a reinar em 1884, após mandar assassinar o seu irmão Mafemane, sucessor do trono vátua. Em 1885 prestou vassalagem ao rei de Portugal.

O império vátua era um dos mais poderosos potentados, em África, no final do século XIX. Devido à sua importância, foi-lhe atribuído o posto de coronel de segunda linha do exército português e os seus enviados foram recebidos como embaixadores.

Apesar de ter prestado vassalagem não obstou que tivesse comandado uma sublevação contra o poder colonial. A 7 de janeiro de 1895, o seu exército é aniquilado em Coolela, tendo sido capturado a 28 de dezembro de 1895 por Mouzinho de Albuquerque no local denominado Chaimite.

Gungunhana vem para Portugal e é-lhe fixada residência em Angra do Heroísmo, onde veio a falecer. Em 1985, os seus restos mortais voltam a África, transladados para Moçambique.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options