Skip to content

Imperador Guilherme II

Guilherme II (1859-1941) foi rei da Prússia e imperador da Alemanha. Nascido em Berlim, sucedeu a seu pai, Frederico III, que reinou curtos meses e que se opunha à política agressiva e expansionista alemã.

A sua educação militar levou-o a continuar a política seguida por seu avô, Guilherme I, e a afastar Bismarck, cuja presença se tornara pesada para a sua impaciência em aplicar a sua política pessoal, a Neuer Kurs, que os chanceleres do império efetivaram: Caprivi, Hohenlohe, Bulow e Bethmann-Hollweg.

O comércio e o império colonial alemão cresceram, a interferência alemã exerceu-se em zonas até aí consideradas como coutadas francesa e inglesa, e a sua procura de alianças criou a instabilidade na Europa e anunciou a Primeira Guerra Mundial, para a qual o Império alemão se vinha preparando.

O desenvolvimento das operações militares não conduziu ao triunfo esperado e o fracasso alemão fez criar instabilidade e, em Berlim, a revolução levou a que Guilherme II se exilasse na Holanda, onde faleceu no castelo de Doorn.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options