Skip to content

Papa Gregório VII

São Gregório VII, conhecido por Hildebrando (1020-1085) antes de chegar ao trono pontifício, nascido em Soana (Toscana), foi papa de 1073 a 1085. Foi monge de Cluny e já antes de ser eleito papa era profundamente conhecedor da situação da Igreja e tinha grande influência na política do Papado.

Uma vez eleito Papa, chefiou o movimento reformista, combatendo a corrupção do clero e a investidura laical, exigindo que todo o clérigo se relacionasse diretamente com a sede pontifícia e não com os poderes transitórios, ordenando ainda o celibato eclesiástico.

Estas decisões foram consideradas pelos imperadores europeus como um desafio intolerável, já que temiam que, assim, se criassem condições para os destronar. Henrique IV, que reinava na Alemanha e tinha atuado de uma forma simoníaca, recusou submeter-se ao decreto papal, induzindo os bispos alemães a negar fidelidade a Gregório. Este, em consequência, excomungou o imperador e dispensou os seus súbditos do juramento de fidelidade ao seu soberano.

Assim, surgiu a contenda das investiduras, que iria levar a Alemanha e a Itália a uma guerra civil até 1122. Os pontos fundamentais da política de Gregório VII estão contidos na sua Dictatus Papae. Para salvar a sua situação, Henrique dirigiu-se a Canossa, donde pediu a Gregório que o admitisse de novo na Igreja. Após este acordo político, foi revogada a excomunhão.

Mas a união foi efémera, pois logo de seguida o imperador dirigiu-se a Itália, nomeou um antipapa e cercou Roma. O papa teve de abandonar a cidade e fugiu para Salerno onde faleceu.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options