Skip to content

Celebração do mbira

O Google Doodle interativo desta quinta-feira, dia 21 de maio, celebra o instrumento nacional do Zimbábue, o mbira, quando a Semana da Cultura do Zimbábue começa. Tente, através do Doodle, tocar este instrumento que foi utilizado por mais de mil anos, enquanto observa uma história contada pelas lentes de uma garota do Zimbábue que aprende a tocar o mbira.

Originário da África Austral, o mbira há muito tempo desempenha um papel integral nas tradições e na identidade cultural do povo Shona do Zimbábue. Consiste numa placa de som portátil de madeira (gwariva) afixada com uma série de teclas finas de metal, que são manipuladas pelos dedos polegar e indicador. Uma grande cabaça oca (deze) fornece amplificação, e materiais como tampas de garrafa ou contas podem ser afixados na placa de som para criar o zumbido exclusivo do instrumento.

A música tocada no instrumento, também chamada mbira, geralmente consiste em duas ou mais partes cíclicas e interligadas, marcadas pela complexidade polirrítmica. As músicas prestam-se à improvisação, então não há duas performances exatamente iguais.

O instrumento aparece com destaque numa variedade de cerimónias de Shona, e continua sendo um elo vital com o passado através de músicas que foram transmitidas ao longo de centenas de anos. Apesar de o mbira ser desde sempre tradicionalmente tocado por homens, as mulheres do Zimbábue adotaram cada vez mais o instrumento nos últimos anos e continuam a produzir o seu som atemporal em direções novas e contemporâneas.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options