Skip to content

Caio Semprónio Graco

Caio Semprónio Graco (158-121 a.C.) foi um político romano, irmão de Tibério Semprónio Graco. Tribuno da plebe nos anos de 123 e 122 a.C., pôs de novo em vigor a lei agrária promulgada pelo seu irmão. Propôs a fundação de várias colónias, particularmente em Cartago e Corinto. Restaurou a lei de apelações, que proclamava o direito inalienável do povo a julgar os casos capitais e indiretamente condenava o Senado pelo assassínio do seu irmão Tibério.

Começou a perder os favores do povo ao apoiar a concessão da cidadania aos aliados latinos. Esteve ausente em Cartago, supervisionando a fundação da colónia de Junónia e no seu regresso a Roma deparou-se com a perda da sua antiga popularidade; fracassou no intento de ser eleito novamente tribuno. Na sequência de uma revolta que a seguir estalou, optou por se lançar sobre a espada de um dos seus escravos.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options