Skip to content

Descobrimento e exploração do Brasil

Embora se creia que o primeiro visitante europeu das costas brasileiras tenha sido Vicente Pinzón (1499-1500), considera-se Pedro Álvares Cabral o seu descobridor. Desembarcou a 22 de abril de 1500 em terras da Baía e baptizou-as com o nome de Terra de Santa Cruz.

Portugal, dono deste imenso território por intermédio do Tratado de Tordesilhas, descuidou-o de início, inteiramente absorvido que estava na expansão asiática. As suas costas entretanto começaram a ser exploradas: Américo Vespúcio, Coelho, Solís e Pinzón, Magalhães e Cabot.

Em janeiro de 1531, após D. João III ordenar a colonização, desembarcou Martim de Sousa em Pernambuco, estabelecendo bases na Baía de Todos-os-Santos e Rio de Janeiro, fundando Santo André e submetendo os índios tupis e tapuias. O seu capitão-tenente Diogo Leite explorou o Maranhão.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options