Skip to content

Quem foi Ludwig Guttmann e porque a Google lhe dedica um Doodle

O Google Doodle deste sábado, dia 3 de julho, ilustrado pelo artista Ashanti Fortson, comemora o 122.º aniversário do nascimento do neurologista alemão Sir Ludwig "Poppa" Guttmann, fundador do movimento paraolímpico.

Ludwig Guttmann nasceu em Tost, Alemanha (agora Toszek, Polónia) neste dia em 1899 e recebeu o seu MD em 1924. Posteriormente começou a pesquisar lesões na medula espinal e realizou vários procedimentos neurocirúrgicos, ganhando destaque como um dos melhores neurocirurgiões da Alemanha nos seus trinta e poucos anos.

No entanto, com a ascensão do partido nazista e a aprovação das Leis de Nuremberga em 1933, Guttmann, que era judeu, foi impedido de praticar a medicina profissionalmente. Após a Noite de Cristal em 1938 e a crescente perseguição aos judeus na Alemanha, o neurocirurgião foi forçado a deixar a Alemanha com a sua família e conseguiu fugir para a Inglaterra em 1939. No Reino Unido, Guttmann avançou nas suas pesquisas em paraplegia.

Em 1944, ele colocou em prática a sua abordagem inovadora como diretor do National Spinal Injuries Center no Hospital Stoke Mandeville. Em 1948, organizou uma competição de tiro com arco para 16 pessoas, um dos primeiros eventos desportivos competitivos oficiais para pessoas em cadeiras de rodas. Mais tarde chamada de "Jogos de Stoke Mandeville" ou "Olimpíadas para Deficientes", a competição demonstrou o poder do desporto de elite para quebrar as barreiras da deficiência e atraiu a atenção das comunidades médicas e desportivas globais.

Em 1960, Guttmann organizou os Jogos Internacionais de Stoke Mandeville, após os Jogos Olímpicos de Verão de 1960, o primeiro de muitos Jogos Paraolímpicos. A sua paixão pelo atendimento ao paciente nunca vacilou – ele também fundou a International Medical Society of Paraplegia (International Spinal Cord Society) e a British Sports Association for the Disabled (Activity Alliance) em 1961. Ludwig Guttmann recebeu várias distinções pelos seus feitos, o mais alto entre os quais ter sido nomeado cavaleiro por Sua Majestade a Rainha em 1966.

Atualmente, os atletas paraolímpicos são devidamente reconhecidos pelas suas habilidades e realizações. Os Jogos Paralímpicos continuam a ser um motor de promoção dos direitos e da independência das pessoas com deficiência, com impacto duradouro na igualdade de tratamento e de oportunidades.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options