Skip to content

Templos de Bangkok: cidade de 400 santuários

Os 17 000 santuários budistas no país de Sirikit superam tudo aquilo que, relativamente a templos, o Oriente e o extremo da Ásia podem apresentar. Os templos da Tailândia são alegres, sumptuosos e cheios de colorido. Os 400 mais belos estão na capital, Bangkok, junto ao rio Menam.

Um antecessor do rei Bumibol, Rama I, construiu, por volta de 1785, o palácio real e a cidade dos templos. O recinto dos templos ocupava então uma quinta parte da superfície da nova capital, Bangkok. É também o centro da atual cidade milenária.

O mundo fantástico dos mitos budistos vive nos nomes dos templos de Bangkok. Wat Po é um dos mais maravilhosos. O nome de «Templo da Santa Figueira» deve-o a uma figueira que floresce entre os seus muros. Parece que Buda foi iluminado quando estava debaixo dela.

Wat Po é, na realidade, toda uma cidade templária, um labirinto de salas, capelas, torres, terraços e celas monacais, onde nos perderemos irremediavelmente se não tivermos um guia. Em Wat Po, além de uma galeria de 394 estátuas de Buda, há também a estátua colossal dourada, de 49 metros de comprimento, do «Buda jacente».

Todos os templos de Bangkok estão guardados por figuras de vigilantes com esgares terríficos e demoníacos. Isto acontece também no Wat Phra Keo, o templo do «Buda de Esmeralda» que eclipsa todos os outros santuários de Bangkok. Nele sorri uma estátua de Buda, de jade, de 6 centímetros de altura, atrás de valiosas portas de ébano. A sua cabeça é constituída por uma gigantesca esmeralda.

Esta figura é o santuário nacional da Tailândia. O rei Bumibol entra três vezes por ano no templo para mudar os vestidos enfeitados com jóias da estátua, seguindo assim um ritual antiquíssimo. A túnica de inverno de Buda cobre por completo os ombros da estátua, enquanto a túnica de verão os deixa nus. Pelo contrário, no princípio da fértil estação das chuvas, veste-se o Buda de Esmeralda com um vestido tecido de ouro puro, que só deixa livre um ombro.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options