Skip to content

Morte e legado do imperador Calígula

Depois de apenas quatro anos como imperador, em janeiro de 41 d.C., Calígula foi assassinado por membros da Guarda Pretoriana liderada por Cássio Quereia, que tinha sido um alvo constante dos insultos de Calígula. Sua esposa, Milónia Cesónia, e sua filha também foram assassinadas e, para piorar a memória de Calígula, o homem que ele ridicularizou durante anos foi nomeado seu sucessor. Encontrado escondido atrás de uma cortina, temendo por sua própria vida, e o único homem adulto sobrevivente da dinastia Júlio-Claudiana, Cláudio (41-54), foi nomeado o novo imperador do Império Romano.

Deve-se notar que alguns historiadores da atualidade olham para o reinado do imperador Calígula de uma forma diferente. Como vimos, muitas das fontes antigas – Suetónio é o mais famoso – viam-no como um governante depravado e egocêntrico. Infelizmente, esse preconceito atingiu os autores atuais e, portanto, essa visão mais antiga dele permanece.

A razão para essa visão negativa é simples. Muitos dos primeiros autores que escreveram sobre Calígula eram aristocratas, cujos antepassados tinham sido humilhados por Calígula, e escreveram sob o patrocínio de imperadores posteriores que viam o imperador caído sob uma luz mais negativa. Embora muito do que foi escrito sobre ele seja, em parte, verdade, uma nova representação de Calígula pode indagar sobre as causas de sua mudança dramática de personalidade e concentrar-se em muitos dos aspectos mais positivos – as realizações – de seu breve reinado.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options