Skip to content

Thingvellir: o mais antigo Parlamento do mundo

O mais antigo Parlamento do mundo ainda existente, o Althing da Islândia, teve a sua primeira sessão no ano 930, cerca de sessenta anos após o início da colonização do país. O lugar desta reunião não era nenhum edifício, mas sim um descampado a céu aberto. Havia sido escolhido pelo lavrador Grim Geitskór.

O ponto de reunião, que distava cerca de 50 km da atual Reykyavik, era um desfiladeiro de 5 km de comprimento, num extenso campo de lava. Neste desfiladeiro que se chamou o «Desfiladeiro de todos os Homens», porque nele cabiam todos os homens livres do país, existiu o Thingvellir, o Parlamento islandês.

Até Althing, por causa de um terramoto, se ter mudado para Reykyavik em 1798, as assembleias anuais do Thing tiveram lugar no Desfiladeiro de todos os Homens. Ali se resolviam não apenas disputas legais, nas quais o juiz citava as leis de memória, mas também aconteciam duelos, representavam os jograis, e os bardos recitavam os seus mais recentes poemas. Durante muitos séculos, o Thingvellir foi o centro do «país sem capital».

Atualmente os habitantes de Reykyavik fazem excursões ao domingo ao Desfiladeiro de todos os Homens. E não se esquecem então de visitar a catarata de Oxará. Esta catarata foi criada artificialmente pelos membros do Thing, que levaram o ribeiro do Oxará até ao desfiladeiro.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options