Skip to content

Origem dos meses de 30 e 31 dias

«Trinta dias tem setembro, abril, junho e novembro – diz a mnemónica infantil –, 28 terá um, e os demais 31.» Eis o motivo pelo qual os meses têm diferentes números de dias: quando os Romanos, no tempo de Júlio César, inventaram o calendário juliano, decidiram que teriam 31 dias os meses com especial significado religioso e 30 os de menor importância.

Desta forma, janeiro, assim chamado em honra do deus Jano, março, de Marte, e julho, em honra do próprio César, encontram-se entre os meses com 31 dias. Augusto, sucessor de César, denominou Agosto a partir do seu nome e, naturalmente, atribuiu-lhe 31 dias.

Os meses julianos de setembro (7.º mês) e outubro (8.º mês) tornaram-se, respetivamente, o 9.º e o 10.º meses quando, em 1582, o papa Gregório alterou o Ano Novo da data juliana de 25 de março para 1 de janeiro.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options