Skip to content

O génio de Leonardo da Vinci: tanques e aviões desenhados há 500 anos

Leonardo da Vinci, artista e engenheiro, o génio multifacetado do século XV, adiantou-se centenas de anos ao tempo em que viveu, concebendo desenhos e projetos de numerosas invenções modernas – como veículos, aviões e armas.

Leonardo (1452-1519), homem versado em vários ramos da arte e da ciência, foi pintor, escultor, músico, arquiteto, urbanista, engenheiro militar e cientista. Como inventor, as suas ideias foram muito prolíficas.

Realizou os planos para um veículo accionado por 8 homens, munido de um sistema de engrenagens, precursoras das do moderno automóvel. Concebeu um tanque de flancos inclinados, como proteção contra a artilharia.

Entre os seus inventos militares, contam-se um canhão de disparo rápido, um projéctil explosivo e uma besta gigante.

Projetou várias máquinas voadoras. A nave aérea que se propunha executar tinha 4 asas móveis, que o piloto manobraria empurrando uma vara. Embora viesse a revelar-se demasiado pesado para se erguer no ar, este engenho demonstrava o conhecimento dos princípios da navegação aérea, presentes também no desenho que Leonardo realizou de um paraquedas e no seu projeto de um avião de descolagem vertical munido de um parafuso semelhante à hélice moderna.

Interessado também pelos problemas da exploração submarina, Leonardo da Vinci concebeu a ideia de um sino de mergulho e um fato para mergulhadores.

A sua imaginação irreprimível atingia por vezes as raias da extravagância. Leonardo chegou mesmo a desenhar planos para bombas de mau cheiro.

Lamentavelmente, faltava a Leonardo a perseverança necessária para levar a cabo a maior parte dos seus projetos. Os seus desenhos de máquinas e engenhos, bem como as suas observações científicas, foram registados em milhares de páginas de esboços, cuidadosamente anotados em letra «refletida» (não só era canhoto, como escrevia da direita para a esquerda).

Morreu sem publicar a sua obra, cujas conclusões seriam redescobertas por outros – muitas vezes centenas de anos mais tarde.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options