Inverno de 2020 e Grande Conjunção
Enquanto o hemisfério norte da Terra afunda-se em direção ao inverno, na noite mais longa do ano, parece que Júpiter e Saturno decidiram dar um espetáculo bastante incomum para todo o mundo ver!
Os dois maiores planetas do nosso sistema solar quase se sobreporão para formar um "planeta duplo", um evento que não era facilmente visível desde a Idade Média – há quase 800 anos atrás. O Google Doodle desta segunda-feira, dia 21 de dezembro, celebra o primeiro dia de inverno no hemisfério norte, bem como este raro avistamento de dois planetas – ou "Grande Conjunção" – que pode ser visto de qualquer lugar ao redor do globo!
Então, o que exatamente está a criar esse fenómeno celestial? Com base em suas órbitas, de nosso ponto de vista na Terra, Júpiter e Saturno se cruzarão dentro de 0,1 grau um do outro (uma fração da largura da lua cheia), um encontro único recriado na arte do Doodle. Mas as aparências enganam, já que os dois gigantes gasosos permanecerão a uma vasta distância entre si – aproximadamente 725 milhões de quilómetros um do outro!
Certifique-se de olhar para baixo, um pouco acima do horizonte, esta noite e observe este encontro importante entre Júpiter e Saturno – com certeza algo fora deste mundo!
Comentários
Exibir comentários como Sequencial | Discussão