Skip to content

As constipações são devidas ao frio?

A vulgar constipação é a doença mais espalhada pelo mundo – e é provavelmente por esse motivo que os mitos a seu respeito são em número muito superior aos relativos a qualquer outra doença.

O erro mais comummente difundido é o de que as constipações são causadas pelo frio. De facto, a causa da doença é um vírus – coryza – que se transmite de pessoa para pessoa e que, consequentemente, ataca quem entra em contacto com alguém já contaminado. Se o frio provocasse constipações, os Esquimós estariam permanentemente constipados, o que não acontece.

Na atmosfera, livre de germes, dos Polos os exploradores não são atacados pelas constipações até regressarem ao contacto com pessoas contaminadas.

Durante a I Guerra Mundial, os soldados que passavam longos períodos nas trincheiras, suportando temperaturas baixas, humidade e todo o tipo de privações, não revelavam qualquer tendência para mais facilmente apanharem constipações.

Na II Guerra Mundial, os prisioneiros do célebre campo de concentração de Auschwitz, nus e esfomeados embora, verificaram com surpresa que apenas raramente se constipavam.

No Centro de Investigação sobre as Constipações Vulgares, em Salisbúria, no Wiltshire, realizaram-se experiências com voluntários, que, depois de tomarem banhos quentes, permaneceram, sem se secarem e envergando exclusivamente fatos de banho, em corredores expostos a correntes de ar. Decorrida meia hora, foram autorizados a vestir-se, mas tiveram de calçar peúgas molhadas. Outros foram mandados caminhar debaixo de chuva e no regresso introduzidos em quartos sem aquecimento e sem serem autorizados a secar-se. Os voluntários foram depois separados em dois grandes grupos, um dos quais foi exposto ao vírus da constipação. Nenhum dos grupos revelou qualquer aumento de propensão para se constipar. Em Chicago, grupos semelhantes obtiveram resultados idênticos.

Mas subsiste uma pergunta: se o frio e a humidade nada têm a ver com as constipações, por que motivo são estas mais frequentes no inverno? Apesar das conscienciosas investigações realizadas na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, ainda ninguém encontrou uma resposta satisfatória. A explicação mais idónea até ao momento é talvez a teoria segundo a qual as pessoas tendem a permanecer reunidas no interior das casas mais tempo durante os meses frios do que nos restantes, o que facilita o contágio.

A ciência tão-pouco encontrou um remédio para a constipação. Existem medicamentos e analgésicos, como a aspirina, que se limitam a atenuar os sintomas.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options