Skip to content

Dracone: a serpente flutuante

A serpente flutuante é uma barcaça flexível – uma alternativa para substituir navios-tanques. Foi inventada em 1956 por um cientista inglês, W. R. Hawthorne, que lhe chamou Dracone – palavra grega que significa serpente. A enorme embarcação, de borracha resistente, podia ser cheia de petróleo e rebocada por um navio-tanque, imediatamente abaixo da superfície da água.

A ideia foi mais tarde adaptada num processo de transporte de água potável até às ilhas gregas mais distantes. Porém, como transportador de petróleo, o Dracone foi abandonado, por oferecer dois inconvenientes: só podia ser rebocado a uma velocidade muito baixa e, frágil como era, não podia transportar grandes quantidades – além do risco de poluição que se verificaria se rebentasse.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options