Skip to content

Térmitas: um milhar de ovos por dia

As dimensões das rainhas de algumas térmitas desenvolvem-se progressivamente até excederem 100 ou mais vezes as dos restantes membros da colónia. Estas rainhas vivem encerradas numa câmara real, na parte mais segura da termiteira, onde são alimentadas pelas obreiras. Uma rainha adulta, fertilizada regularmente pelo macho, pode pôr até 1000 ovos por dia, à razão de mais de um por minuto.

Tanto a rainha como o macho segregam um ácido que outros membros da colónia lambem, o qual impede que neles se desenvolva a capacidade de reprodução. Se a rainha se torna estéril, deixa de ser alimentada e morre de fome, sendo o seu corpo em seguida devorado pelas restantes térmitas. Sem o fluido contraceptivo, uma fêmea com a idade adequada desenvolve a capacidade reprodutora, tornando-se assim a rainha. Um macho que se torne estéril é de igual forma substituído por outro.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options