Skip to content

Melro-d'água: voando debaixo de água

Perto das águas impetuosas de regatos montanhosos vive um pássaro robusto, com o tamanho aproximado de um estorninho, chamado melro-d'água.

Existente em muitas partes do mundo, é um verdadeiro ser aquático, com a possibilidade de «voar» debaixo de água. Utilizando as suas asas fortes, já foi visto a mergulhar em 6 metros de água e voar até ao fundo, onde se pode manter até meio minuto, enquanto procura alimento entre o cascalho e a areia.

Segundo se pensa, o melro-d'água é capaz de caminhar sobre o fundo, colocando o corpo em ângulo contra a corrente, a fim de obter um efeito, semelhante ao planar, que o impede de ser lançado para a superfície antes de acabar a sua refeição.

Uma saliência móvel sobre as narinas do pássaro bloqueia a entrada da água, enquanto os olhos são protegidos por uma membrana fina, de certo modo semelhante a uma terceira pálpebra.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options