Arati Saha é homenageada com um Google Doodle
O Google Doodle desta quinta-feira, dia 24 de setembro, ilustrado pelo natural de Calcutá e artista convidado Lavanya Naidu, celebra o 80º aniversário do nascimento da pioneira nadadora indiana Arati Saha. Em 29 de setembro de 1959, Saha nadou umas impressionantes 42 milhas de Cape Gris Nez (França) a Sandgate (Inglaterra), tornando-se a primeira mulher asiática a atravessar o Canal da Mancha – um feito considerado o equivalente no alpinismo a escalar o Monte Everest.
Arati Saha nasceu em 1940 em Calcutá, na altura pertencente à Índia Britânica. Aos quatro anos, ela aprendeu a nadar nas margens do rio Hooghly, e a sua habilidade precoce na água logo atraiu a orientação de um dos melhores nadadores competitivos da Índia, Sachin Nag. Sob a proteção de Nag, Saha ganhou a sua primeira medalha de ouro na natação quando tinha apenas cinco anos, e certamente não foi a última.
Um prodígio que bateu recordes com apenas 11 anos de idade, Saha tornou-se o membro mais jovem (e uma de apenas quatro mulheres) na primeira equipa a representar a recém-independente Índia nos Jogos Olímpicos de Verão de 1952 em Helsínquia, Finlândia. Aos 18 anos, Saha realizou a sua primeira tentativa de cruzar o Canal da Mancha e, embora sem sucesso, nunca desistiu do seu sonho. Pouco mais de um mês depois, ela conquistou quilómetros de ondas e correntes turbulentas para completar a jornada, uma vitória histórica para as mulheres em toda a Índia.
Comentários
Exibir comentários como Sequencial | Discussão