Skip to content

O Latim: Origem do Português e das outras línguas Românicas

O latim era a língua falada pelos Romanos. O povo romano deixou a sua marca em quase toda a Europa, Norte de África e Próximo Oriente. Foi no final do século III, antes de Cristo, que os Romanos começaram a conquistar a Península Ibérica. Século e meio depois, dominavam-na completamente e mantiveram esse domínio durante cerca de 600 anos.

Os povos da Península Ibérica, numa convivência constante com os dominadores nos tribunais, nos templos, na vida diária, viram-se na necessidade de aprender o latim falado pelos colonizadores. Foi esse latim que, modificando-se pouco a pouco, deu origem, com o andar dos tempos, às línguas que hoje se falam na Península: português (com o galego), espanhol e catalão. O português é, pois, o resultado da lenta evolução do latim falado na faixa ocidental da Península.

Outras línguas se falam hoje na Europa, também provindas do latim: o francês (com o provençal), o italiano (com o sardo) e o romeno, para só citarmos as principais. Estas línguas, criadas pela evolução do latim falado, denominam-se línguas românicas ou novilatinas.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options