Skip to content

A Idade de Ouro de Atenas

Passaram quase 2500 anos desde que o templo da deusa Atena, o Pártenon, foi erguido em toda a sua glória sobre a antiga Atenas. Os turistas de hoje afluem lá aos milhares, para se maravilharem com as realizações arquitectónicas dos Atenienses. Uma sociedade que produziu uma obra tão perfeita deveria ter durado centenas ou até milhares de anos, mas o período agora designado por Idade de Ouro de Atenas não atingiu meio século.

A construção do Pártenon foi uma manifestação de orgulho cívico. Em meados do século V a.C., os Atenienses tinham todos os motivos para se gabarem, uma vez que a sua democracia promovia realizações políticas e culturais numa escala nunca até aí alcançada.

O estadista Péricles deu voz aos sentimentos dos Atenienses sobre a sua cidade. Num famoso discurso, em 431 a.C., louvou Atenas por ser «uma fonte de educação para a Grécia» – o pináculo da civilização e do governo democrático. Devido a este enorme orgulho, os Atenienses consideraram seu dever embelezar a cidade.

O Pártenon, construído entre 447 e 432 a.C., foi pago por fundos públicos, e milhares de contratos foram adjudicados a cidadãos. Cada pessoa assumiu a responsabilidade de uma pequena parte da construção – talvez transportando blocos de mármore ou canelando uma das colunas. Graças a este espírito comunitário, ficou quase terminado, em apenas nove anos.

Mas a Idade de Ouro provou ser boa de mais para durar. A peste, em 430 a.C., matou milhares de pessoas e a invasão dos Espartanos, em 404 a.C., pôs termo a outros projetos de construção. Nunca mais Atenas recuperaria as greves mas deslumbrantes glórias da sua Idade de Ouro.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options