Fernão Teles de Azevedo
Fernão Teles de Azevedo (1432-1477) foi um fidalgo de Entre Douro e Minho que participou ao lado do regente, infante D. Pedro, no recontro de Alfarrobeira; foi perdoado pelo rei D. Afonso V e passou ao norte de África destacando-se em combates nessa zona de guerra.
Em 1455, recebe a alcaidaria e o senhorio de Sintra e, mais tarde, recupera da herança paterna a vila de Unhão e outros senhorios. Volta a África e participa na defesa de Alcácer Ceguer e, mais tarde, no fracasso da tentativa de tomar Tânger (1464) caindo cativo; em Espanha, apoia o filho do falecido regente D. Pedro, o condestável D. Pedro, na sua luta contra o rei D. João II de Aragão.
Em 1471, participa na conquista de Arzila e, depois, envereda pelo comércio e pela aventura das descobertas, obtendo do rei a concessão de direitos sobre as ilhas povoadas que viesse a descobrir, incluindo-se nestas a lendária ilha das Sete Cidades. Batalhou em Toro e foi morto à pedrada em Alcácer do Sal quando tentava apaziguar uma altercação popular.
Comentários
Exibir comentários como Sequencial | Discussão