Skip to content

John Dee: o mago dos Tudor

John Dee (1527-1608) era considerado um dos homens mais eruditos da sua época: foi um respeitado astrónomo e matemático, assim como um destacado perito em navegação. Contudo, também se interessava pela filosofia hermética, pelos mundos obscuros da magia e da astrologia, pelo que dedicaria muito tempo esforço à procura de uma forma de comunicar com os anjos, a fim de poder aprender a "linguagem universal da criação".

Quando viajou para Inglaterra para casar com Maria Tudor (1516-1558), Filipe II de Espanha (I de Portugal) fez tudo o que estava ao seu alcance para se encontrar com o célebre mago britânico. Conseguiu o seu objetivo e Dee ainda elaborou um horóscopo para que o monarca espanhol pudesse conhecer os futuros acontecimentos da sua vida.

O fascínio de Filipe (1527-1598) por Dee não era de estranhar, dado o seu interesse pelas artes ocultas e a alquimia, uma obsessão patente na simbologia do Mosteiro de São Lourenço do Escorial.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options