Skip to content

O Mecanismo de Anticítera

Foi encontrado, em 1901, por mergulhadores em busca de esponjas marinhas, entre numerosos restos arqueológicos transportados por uma galera romana do século I a.C. que se afundou perto da ilha grega de Anticítera. Os 82 fragmentos encontrados do enigmático artefacto de bronze estavam dentro de uma caixa de madeira, cuja tampa exibia inscrições sobre planetas e nomes de meses.

O físico grego Yanis Bitzakis afirma que se trata de um computador mecânico com mais de 2000 anos de antiguidade, dotado de 27 rodas de engrenagem, que servia para prever eclipses lunares e diversos movimentos de corpos celestes. "É incrível que um cientista dessa época descobrisse que podia usar rodas de engrenagem para seguir os complexos movimentos da Lua e dos planetas", sublinha o matemático inglês Tony Freeth, outro dos investigadores que estudaram esta joia rara do passado.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options