Skip to content

Whitcomb L. Judson e o primeiro fecho de correr

O primeiro fecho de correr, inventado em 1893 por Whitcomb L. Judson, um engenheiro de Chicago, não correspondeu, lamentavelmente, ao nome da sua marca: C-Curity (Se-gurança).

O sistema de engrenagens de dentes apresentava o inconveniente de abrir ou emperrar frequentemente.

Em 1913 um engenheiro de origem sueca, Gideon Sundback, transformou a ideia de Judson numa indústria no valor de largos milhões de dólares. Sundback introduziu uma série de cortes por detrás dos dentes (à esquerda), que permitiam uma engrenagem mais firme e segura.

O fecho de correr modificado de Sundback tem sido aplicado nos mais diversos campos – desde a agricultura à medicina. Já foi utilizado para proteger as patas de carneiros em zonas atingidas pela febre aftosa, e um cirurgião austríaco coseu um destes fechos ao estômago de um paciente para melhor o examinar.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options