Skip to content

As virtudes amorosas dos produtos alimentares

Numerosos produtos alimentares de uso corrente têm sido, e são-no ainda, mais apreciados como estimulantes do instinto sexual do que pelas suas propriedades salutares.

Os antigos gregos costumavam cozer pães de forma fálica, na crença de que desse modo alcançariam mestria na arte do amor. Pela mesma razão se comiam ovos no passado, pois o ovo era, e é ainda, considerado como um símbolo de procriação e nova vida.

Quando, em 1534, foi introduzida em Espanha, a batata chegou a ser vendida a mais de 500 libras o quilo, não pela novidade gastronómica que constituía, mas pelas suas virtudes afrodisíacas.

Durante séculos, atribuíram-se ao tomate qualidades semelhantes, possivelmente devido a um dos seus numerosos nomes primitivos: pomo d'ore – maçã dourada – transformou-se, por corruptela, em pomme d'amour – maçã de amor. Em Inglaterra, as maçãs de amor foram relutantemente aceites, porque, segundo se cria, eram capazes de fomentar paixões excessivas. Os puritanos fizeram circular o boato de que eram venenosas, pelo que o tomate foi excluído durante 200 anos da alimentação dos Ingleses, que apenas cerca de 1830 nela o voltaram a incluir.

Ao longo de todas as épocas os apaixonados comeram especiarias, que, sendo picantes, estimulavam, segundo se pensava, a paixão amorosa. Muitos alimentos procedentes do mar – tais como as ostras, o polvo e a mugem – têm gozado, e por vezes gozam ainda, de determinadas preferências, possivelmente porque Afrodite, a deusa do Amor, emergiu do mar.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options