Skip to content

Bahiga Hafez (1908-1983)

O Google Doodle desta terça-feira, dia 4 de agosto, ilustrado pela artista convidada do Cairo, Mariam ElReweny, comemora o 112.º aniversário do nascimento de uma pioneira no cinema egípcio, a atriz, produtora, diretora, editora, figurinista e compositora Bahiga Hafez. Hafez era amplamente conhecida como um talento prodigioso na câmara e nos bastidores e ajudou a produzir alguns dos primeiros filmes do Egito para a televisão.

Bahiga Hafez nasceu neste dia em 1908 na cidade egípcia de Alexandria, junto ao mar Mediterrâneo. Ela formou-se em composição musical em Paris em 1930 e depois voltou para o Egito, onde conseguiu criar músicas para as gravadoras da época. A sua carreira logo mudou quando foi escalada como protagonista feminina no filme Zeinab (1930), para o qual ela também compôs a trilha sonora.

Em pouco tempo, Hafez foi inspirada a contar as suas próprias histórias e abriu a Fanar Film Company com seu marido Mahmoud Hamdi. Em 1932, a empresa lançou o seu primeiro filme, al-Dahaya (As vítimas), e Hafez modelou todo o processo do filme como atriz principal, produtora, editora, figurinista e compositora.

Hafez produziu e dirigiu vários filmes nas duas décadas seguintes e mais tarde estabeleceu um influente salão cultural no Cairo para apoiar a comunidade artística da cidade. O seu trabalho ajudou a pavimentar o caminho para o início da era de ouro do cinema egípcio, amplamente considerada na década de 1940, e ela é retratada na arte do Doodle usando uma fantasia inspirada nos muitos roupeiros opulentos que ela desenhou nesta época do cinema.

A versão original de al-Dahaya foi redescoberta em 1995 e exibida no Festival Nacional de Cinema do Cairo, introduzindo uma nova geração no trabalho de Hafez.

Shukran, Bahiga Hafez, os seus esforços prepararam o cenário para as próximas gerações de cineastas!

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options