Museu do Prado foi inaugurado há 200 anos

O Google Doodle desta terça-feira, dia 19 de novembro, comemora o 200º aniversário do Museu do Prado de Madrid. Inaugurado em 1819, o museu abriga milhares de pinturas espanholas do século XII ao XX, incluindo obras de El Greco, Francisco Goya, Diego Velázquez, entre outros mestres europeus.

Projetado em 1785 pelo arquiteto Juan de Villanueva, o edifício foi reaproveitado pelo rei Fernando VII e pela rainha Maria Isabel de Bragança, de um centro de ciências naturais para uma galeria pública em 1819. Originalmente chamado de Museu Real, mais tarde foi chamado de Museu Nacional do Prado. Com uma coleção de mais de 5.000 peças, o museu seguiu um projeto de expansão que aumentou o acesso do público e reduziu a aglomeração no edifício principal.

O Claustro dos Jerónimos, nas proximidades, foi restaurado e incorporado para criar o Campus do Museu do Prado, permitindo que o museu mostre as obras-primas de uma nova era. A exposição do Bicentenário, “Um Lugar de Memória”, presta homenagem à história do museu em alguns dos seus períodos mais sombrios e oferece uma visão de como o museu se transformou na instituição que é hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *