Google Doodle nos 30 anos da Queda do Muro de Berlim

Tor auf!” (“Abra o portão!”) Gritou a multidão reunida no Muro de Berlim em 1989. O Doodle de hoje, criado pelo artista Max Guther, de Berlim, comemora o 30º aniversário da queda do Muro, uma revolução pacífica que assinalou o fim simultâneo da Guerra Fria e o início da reunificação alemã.

Os ventos da mudança estavam soprando por toda a Europa, uma vez que as novas lideranças na Rússia, Polónia e Hungria tinham grandes esperanças na Alemanha Oriental para o fim de 28 anos de rígidas restrições de viagens. Durante uma conferência de imprensa do governo, a declaração precipitada de um porta-voz oficial deu a repórteres e telespectadores a impressão equivocada de que a Alemanha Oriental estaria permitindo viagens gratuitas entre Berlim Oriental e Ocidental.

Em poucas horas, uma multidão enorme reuniu-se no Muro, superando em número os guardas de passagem de fronteira. Algum tempo antes da meia-noite, o oficial encarregado do posto de controle da Rua Bornholmer desafiou os seus superiores e deu a ordem para abrir o portão.

As notícias espalharam-se rapidamente e, nos dias seguintes, dois milhões de alemães jubilosos atravessaram a fronteira, alguns cantando, dançando e brindando o início de uma nova era, enquanto outros começaram a desmontar fisicamente o Muro de Berlim.

Erguido em 13 de agosto de 1961, o arame farpado e o edifício de concreto dividiram durante muito tempo o leste e o oeste de Berlim. Da mesma forma, a sua demolição desencadeou uma série de eventos que levaram à reunião da República Federal da Alemanha e da República Democrática Alemã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *