Skip to content

Baixa pombalina e Praça do Comércio

A freguesia da Madalena, em Lisboa, insere-se numa zona da cidade onde se situou o núcleo a partir do qual a capital cresceu. A sua área desenvolve-se desde o Terreiro do Paço ao castelo, agregando a baixa pombalina, com a bela praça do Rossio e o Martim Moniz.

No passado, com o estabelecimento de D. Manuel no Paço da Ribeira, a vida política e cultural de Lisboa passou a desenvolver-se, sobretudo, entre o Rossio e o Terreiro do Paço.

Na sequência da enorme operação de reconstrução (após o terramoto de 1755), a baixa de Lisboa tornou-se um conjunto estruturado com artérias de três categorias: ruas principais, secundárias e travessas. Integrada no conjunto, a monumental Praça do Comércio foi pensada como uma place royale, dominada pelo uso de arcadas, o Arco do Triunfo e a estátua equestre de D. José (ao centro).

A baixa e a Praça do Comércio estão classificadas como monumentos nacionais.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options