Skip to content

Faraó Sesóstris III

Sesóstris III (1878-1843) foi a grande figura da XII dinastia. Com ele acentuou-se e culminou uma longa evolução que caracterizou a história do Egito durante o Império Médio, que foi a tendência para a centralização do poder nas mãos do faraó.

A sua política externa centrou-se sobretudo na Núbia, já então conquistada e ocupada com caráter de permanência. Foi necessário construir um canal na primeira catarata, a que foi dado o nome poético de «Belos são os caminhos de Hakauré», com 150 x 20 x 15 côvados. No oitavo ano do seu reinado a fronteira foi estabelecida a umas trinta e sete milhas a sul de Buhen, antes da segunda catarata.

Em Semné (segunda catarata) foi colocada uma estela que explica os objetivos da campanha: «... para evitar que algum negro cruze a fronteira tanto por água como por terra, com um barco ou qualquer horda de negros, exceto o negro que venha fazer comércio em Iken». Conclui-se que as populações negras estariam a fazer pressão sobre a fronteira sul. A estela colocada na ilha vizinha de Uronarti repete a mesma ideia. No décimo sexto ano foi levada a cabo uma grande razia. A Núbia foi dominada e submetida a uma intensa egipcianização.

Igualmente ativa se revelou a política seguida por este faraó na Ásia. Sebek-hu relata, nas suas inscrições, uma campanha na Palestina levada até ao distrito de Sekmen, e mesmo mais longe, até ao Retenu, onde já nos começos da dinastia era reconhecido o protetorado egípcio e, a partir de então, a sua soberania. A política externa de Sesóstris III ficou completamente documentada com as inscrições do Sinai, Hatnub e Uadi-Hammamat.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options