Skip to content

O dia em que Nietzsche enlouqueceu

Reza a lenda que foi no dia 3 de janeiro de 1889 que Nietzsche enlouqueceu por completo. O filósofo alemão estava num quarto alugado, em Turim, e da janela avistou um cavalo a ser severamente açoitado pelo dono. Nietzsche desceu imediatamente as escadas do prédio e, chegado ao local, impediu o prolongar do castigo ao envolver o pescoço do pobre animal com as mesmas mãos que escreveram aforismos vibrantes.

Quem não gostou do abraço foi o proprietário do cavalo, que se queixou a um polícia que passava. Felizmente, um professor universitário, amigo do filósofo, chegou ao local imediatamente e, retirando-o das mãos da autoridade, encaminhou o discípulo de Dionísio para um manicómio, que o recebeu e tratou com a máxima consideração.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options