Skip to content

Cornélio Tácito

Tácito (55-129) foi um historiador latino, nascido provavelmente em Interamna, hoje Terni. No ano 78 casou com a filha do governador da Bretanha, Agrícola. Exerceu vários cargos: questor (79), pretor (88) e cônsul (97).

Escreveu, com o estilo mais pessoal da literatura latina, que por vezes parece-nos denso, pela sua concisão, uma série de obras que compreendem os Diálogos dos oradores; Agrícola, biografia do seu sogro; Germânia, um esboço valioso dos costumes e carácter dos povos germânicos; Histórias, descrição dos reinados dos imperadores de Galba a Domiciano, obra incompleta; e Anais, história do Império desde a morte de Augusto até à de Nero (14-68), em dezasseis livros, dos quais oito chegaram até nós intactos, quatro fragmentados e os restantes perderam-se.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options