Skip to content

Saiba como eliminar hábitos

Normalmente são precisos trinta dias para criar ou eliminar um hábito. Neurologicamente falando, um hábito é apenas uma rede neural que se tornou dominante. Quando fazemos algo muitas vezes, os neurónios e as ligações entre os mesmos vão se tornando cada vez mais fortes. Quando tentamos acabar com um hábito sabemos que é muito difícil. Isso é assim porque a rede neural do hábito domina o nosso cérebro.

O segredo para enfraquecer essa rede neural é evitar que ela se ativa, não realizando o hábito, ou então criar um hábito novo, fortalecendo uma nova rede neural que se irá tornar dominante e, por isso mesmo, irá dominar a que queremos eliminar. As redes neurais que criamos nunca são destruídas, mas podem ser enfraquecidas até se tornarem insignificantes no cérebro.

Ao eliminarmos o hábito vamos encontrar resistência por parte da respetiva rede neural, dado que esta domina, ou é uma das muitas dominadoras, do cérebro. Mas com o tempo ela irá enfraquecer, com o tempo outras redes neurais irão dominá-la. É uma questão de força de vontade, isto é, de um comportamento repetitivo no sentido oposto ao hábito que queremos eliminar.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options