Skip to content

O que é um sábio?

O que é realmente um sábio? Dado que existem várias formas de sabedoria e diversas valorizações de determinadas sabedorias, como podemos determinar o que é um homem sábio? Por exemplo, um génio da literatura não considera um especialista em futebol como um sábio, mas dentro do mundo do futebol esse especialista é considerado sábio. Um cozinheiro também não encara um especialista em mecânica quântica como um sábio, mas já considera um cozinheiro melhor do que ele como um sábio.

A mim, parece-me que não existem verdadeiramente sábios. Somos nós que criamos essa qualidade para valorizar aquilo que gostamos, ou seja, chamamos sábio a alguém quando esse elogio nos oferece alguma vantagem, nem que seja apenas uma breve satisfação mental ou uma pequena valorização dos nossos gostos. Talvez exista apenas um tipo de homem sábio, que é aquele que melhor se adapta ao seu meio ambiente. Se deixarmos dois homens numa ilha deserta, o mais sábio é aquele que sobreviver por mais tempo.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options