Skip to content

D. Sisenando

Primeiro governador de Coimbra (?-1091?). Oriundo de uma abastada família de Tentúgal, foi levado pelos muçulmanos para Sevilha, onde recebeu educação árabe. Serviu o rei abássida, tendo sido ministro e membro do Conselho de Estado Supremo. Mais tarde, por motivos que se desconhecem, refugiou-se junto do rei de Leão e Castela, Fernando Magno, a quem prestou apoio na conquista definitiva de Montemor, Tentúgal e Coimbra (1064).

Após as vitórias, ascendeu ao governo desta última cidade e foi agraciado com o título de conde. A sua administração ficou marcada pela proteção aos moçárabes e pelo fortalecimento do cristianismo, bem como por alguma polémica com membros da nobreza, fruto da sua forte autoridade. Distinguiu-se ainda na conquista de Toledo e foi um dos sobreviventes da Batalha de Zalaca (1086).

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options