Skip to content

Imperador Tibério

Tibério Cláudio Nero César (42 a.C.-37 d.C.) foi um imperador romano, filho de Lívia Drusila, adotado pelo padrasto, o imperador Augusto, em 38 a.C.

Guerreou com êxito contra os Panónios. Encarregado com Augusto de dirigir uma campanha na Germânia, foi chamado, depois do desastre de Varo, para reorganizar as defesas e restaurar o prestígio de Roma.

Após a morte de Augusto (14 d.C.), ocupou o trono do Império. Durante os últimos anos do seu reinado teve lugar o julgamento e a execução de Jesus de Nazaré. Em 26 abandonou Roma pela Campânia e no ano seguinte fixou residência na Ilha de Capri, onde morreu.

O seu reinado ficou manchado por uma série de conspirações e assassínios consentidos ou mesmo instigados por ele, para o seu próprio engrandecimento. Mas, em geral, foi benéfico para Roma e o seu Império. Melhorou os serviços públicos, manteve a disciplina do exército e administrou com habilidade as finanças.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options