Skip to content

Imperador Guilherme I

Guilherme I (1797-1888) foi rei da Prússia desde 1861 e imperador da Alemanha em 1871. Nascido em Berlim, sucedeu a seu irmão, Frederico Guilherme IV, que morreu sem sucessão direta, tendo, nos últimos anos do reinado deste e devido à demência que o atingiu, assumido a regência. As suas ideias antiliberais granjearam-lhe a antipatia popular.

Depois de coroado, obteve o concurso de Bismarck e do general Roon para proceder a uma profunda reforma militar, que transformou a Prússia numa potência militar europeia e que ele pôs à prova, sucessivamente, em três guerras: contra a Dinamarca (1864), contra a Áustria (1866) e contra a França (1870), mas que, por outro lado, funcionou como o fermento da unificação alemã e da sua proclamação em Versalhes como Imperador (1871).

A sua obra foi consolidada com a sua ação diplomática, estabelecendo uma aliança com a Áustria e a Itália (a Tríplice Aliança).

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options