Skip to content

Guilherme III de Inglaterra

Guilherme III (1650-1702) foi stathouder das Províncias Unidas, depois rei de Inglaterra. Nascido em Haia, era filho póstumo de Guilherme II de Nassau e da princesa Henriqueta Stuart, filha de Carlos I, rei de Inglaterra.

Recebeu uma forte educação política e teve de enfrentar a oposição de todos os que receavam a concentração de poderes no cargo de stathouder.

Em 1672 foi chamado para enfrentar a invasão francesa, o que conseguiu fazendo abrir os diques e, passando à ação diplomática, conseguiu organizar uma grande coligação contra a França e, campeão do protestantismo, comandou uma expedição a Inglaterra destronando seu sogro, Jaime II, pai de sua mulher, a princesa Maria Stuart, depois Maria, rainha de Inglaterra.

Guilherme III foi proclamado rei de Inglaterra em 1689, ratificou a Declaração dos Direitos e continuou a sua política anti-França, que levaria à Grande Coligação de 1701 destinada a interferir na Guerra da Sucessão de Espanha.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options