Skip to content

Guerra dos Cem Anos

A Guerra dos Cem Anos foi um conflito entre a França e a Inglaterra, de 1337 a 1453, com alguns intervalos de paz.

O primeiro período (1337-1360) caracteriza-se pelas pretensões de Eduardo III, de Inglaterra, ao trono da França por ser filho de Isabel, filha de Filipe IV, contra os direitos de Filipe VI, rei de França. No período que terminou com a Paz de Brétigny, são de assinalar as vitórias inglesas de Crécy, Poitiers e Calais.

A guerra, retomada por Carlos V de França em 1369, continuou até ao Tratado de Troyes (1420). Neste segundo período, Carlos V reconquistou grande parte do território perdido, se bem que Henrique V de Inglaterra tenha vencido Carlos VI em Azincourt e conseguido tornar-se seu sucessor ao trono da França.

Henrique VI continuou a guerra, mas foi derrotado pelos franceses, com a ajuda de Joana d'Arc. Em 1453, os ingleses foram expulsos de França, com exceção de Calais.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options