Skip to content

Marqueses de Gouveia

O primeiro marquês de Gouveia foi D. Manrique da Silva (séculos XVI e XVII). Era filho do quarto conde de Portalegre, e foi, por renúncia do seu irmão, o sexto conde de Portalegre. Mordomo-mor de Filipe III de Portugal, que lhe concedeu o título de marquês em 1625. Presidente da Misericórdia de Lisboa em 1640, foi mordomo-mor de D. João IV e membro do Conselho de Estado.

O segundo marquês de Gouveia foi Afonso de Serpa Leitão Pimentel (1849-1930). Filho do segundo visconde de Gouveia, obteve o bacharelato em Filosofia Natural e Matemática pela Universidade de Coimbra. Fez o curso de Engenharia Civil na Escola do Exército e foi diretor dos Caminhos-de-Ferro da Beira Alta de 1882 a 1907. Recebeu os títulos de conde de Gouveia em 1879 e de marquês em 1900.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options