Skip to content

Partido dos Girondinos

Os girondinos foram os membros de um partido político, a Gironda, que se formou em França na altura da Revolução. Ficou a dever o seu nome ao facto de nele se terem distinguido principalmente os deputados provenientes da região de Gironda.

O partido dos girondinos fez a sua primeira aparição na Assembleia Legislativa de 1791 e, no início, estava intimamente ligado aos jacobinos. As principais figuras deste partido foram: Brisot, Vergniaud, Buzot, Isnard, Pétion, Barbaroux, Condorcet, Roland e a bela e inteligente senhora Roland que, embora de modo indireto, desde o princípio exerceu grande influência sobre todos eles.

Parece não haver dúvida que os girondinos participaram nos movimentos de 1792, que determinaram a queda da monarquia. Contudo, provavelmente, não tiveram nenhuma relação com as mortandades que se seguiram nesse mesmo ano.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options