Skip to content

Fernão Teles de Azevedo

Fernão Teles de Azevedo (1432-1477) foi um fidalgo de Entre Douro e Minho que participou ao lado do regente, infante D. Pedro, no recontro de Alfarrobeira; foi perdoado pelo rei D. Afonso V e passou ao norte de África destacando-se em combates nessa zona de guerra.

Em 1455, recebe a alcaidaria e o senhorio de Sintra e, mais tarde, recupera da herança paterna a vila de Unhão e outros senhorios. Volta a África e participa na defesa de Alcácer Ceguer e, mais tarde, no fracasso da tentativa de tomar Tânger (1464) caindo cativo; em Espanha, apoia o filho do falecido regente D. Pedro, o condestável D. Pedro, na sua luta contra o rei D. João II de Aragão.

Em 1471, participa na conquista de Arzila e, depois, envereda pelo comércio e pela aventura das descobertas, obtendo do rei a concessão de direitos sobre as ilhas povoadas que viesse a descobrir, incluindo-se nestas a lendária ilha das Sete Cidades. Batalhou em Toro e foi morto à pedrada em Alcácer do Sal quando tentava apaziguar uma altercação popular.

Trackbacks

Nenhuns Trackbacks

Comentários

Exibir comentários como Sequencial | Discussão

Nenhum comentário

Adicionar Comentários

Les adresses Email ne sont pas affichées, et sont seulement utilisées pour la communication.

Para evitar o spam por robots automatizados (spambots), agradecemos que introduza os caracteres que vê abaixo no campo de formulário para esse efeito. Certifique-se que o seu navegador gere e aceita cookies, caso contrário o seu comentário não poderá ser registado.
CAPTCHA

Form options